Estudo da sociologia e suas vinculações históricas focando o papel da escola como uma das instituições centrais no processo de socialização dos sujeitos, abordando os métodos científicos utilizados na sociologia e aplicabilidade dos mesmos na educação tendo como foco a infância e a juventude como construções sociais e históricas e abordando temas como gênero, etnicidade, raça, sexualidade, trabalho e consumo.


Ementa da disciplina no curso:

Estudo do conceito, função e princípios básicos da gestão escolar bem como sua contextualização teórica e tendências atuais.

  Análise das dimensões pedagógicas no cotidiano da escola e as funções do gestor escolar frente à gestão do projeto político-pedagógico, gestão colegiada como expressão da autonomia pedagógica do sistema educativo e gestão de relacionamento entre os agentes que compõem o sistema educativo com vistas ao planejamento, execução e avaliação das ações educacionais.


Objetivo da Disciplina no Curso:

Refletir sobre a identidade profissional do pedagogo como professor e gestor educacional a partir da discussão de conceitos de gestão, participação e autonomia com vistas a avaliar as práticas cotidianas dos profissionais da educação.

  Compreender as articulações entre princípios orientadores, finalidades e objetivos educacionais no contexto histórico, político e social, propiciando o estudo do planejamento e do processo de implementação do projeto político pedagógico.


Ementa da Disciplina: Estudo dos aspectos relacionados ao ensino de geografia e história nos anos iniciais do ensino fundamental tendo por base uma análise crítica e criteriosa dos parâmetros curriculares nacionais da educação básica e da proposta curricular de geografia e história para os anos iniciais do ensino fundamental. Estudo e discussão do tratamento da geografia e da história em livros didáticos e propostas oficiais e de propostas metodológicas que atendam a formação do educando para a compreensão do ensino da geografia e história numa perspectiva interdisciplinar.

relacionar uma listagem de 10 filmes históricos e de época vinculados ao processo educacional

EMENTA

Filosofia e Filosofia da Educação. Pressupostos filosóficos que fundamentam as concepções de educação. O homem e suas relações com o mundo. A articulação das reflexões filosóficas com os avanços científicos que visa o conhecimento multidimensional e interdisciplinar sobre o ser humano e suas práticas educativas nas dimensões cognitiva, estética, cultural, artística e ética. A explicitação dos pressupostos pedagógicos dos atos de educar, ensinar e apreender em relação às situações de transformação cultural da sociedade. Compreensão pelo viés filosófico da práxis educativa contemporânea, e sua relação com a legislação educacional, avaliação e currículo, e seu caráter ideológico.

OBJETIVO

- Compreender a íntima conexão entre Filosofia e Educação; 

- Analisar os principais pressupostos filosóficos da educação. 

- Refletir acerca da importância do estudo de Filosofia e da Filosofia da Educação para a formação do educador e a necessidade do conhecimento filosófico na prática educativa; 

- Expandir a reflexão acerca do conhecimento filosófico nas concepções educativas dialéticas; 

- Identificar os pressupostos filosóficos que fundamentam as várias teorias e práticas pedagógicas; 

- Incentivar o futuro educador, a partir da reflexão-ação, a uma práxis pedagógica libertadora com princípios de justiça social, respeito à diversidade, promoção da participação e gestão democrática e ética.

Estudo das concepções dos Fundamentos da Educação enfocando as características e modelos educativos, voltado para a contextualização histórica, social e política da educação escolar contemporânea, seus dilemas, perspectivas e desafios.

Tem como objetivo compreender a realidade educacional a partir da evolução histórica, social e política e, consequentemente, o desenvolvimento dos aspectos relacionados ao processo de ensino e de aprendizagem ao longo da história, bem como os pressupostos e implicações sociopolíticos dos Fundamentos da Educação para prática pedagógica na contemporaneidade. Evidenciar o papel da educação no processo de transformação da sociedade, com vistas à compreensão no campo de disputas políticas e culturais. Estudar as concepções históricas na educação, para uma interpretação voltada para sua institucionalização, políticas e pensamentos pedagógicos.